terça-feira, 7 de abril de 2015
Minha empresa precisa de um Site ou de uma Loja Virtual ?
A criação de um site ou a criação de loja virtual tem o mesmo objetivo: gerar vendas. A loja virtual (e-commerce) tem um passo adicional, que é a concretização da venda através de sistemas de pagamentos integrados ao site, como Cielo, Pagseguro, Paypall entre outros.
Para empresas cujo portfólio tenha maior volume de vendas, optar por criar um comércio eletrônico é uma excelente opção. Isto serve tanto para varejistas, quanto para indústrias com maior volume de produtos e clientes.
Para varejistas o e-commerce parece ser sempre a melhor opção, mas é fundamental entender que assim como uma loja física, precisa de ações de marketing para estar bem localizado e ser encontrado pelo cliente final. Isto significa investimento constante em marketing digital.
Para industria ou distribuidor é fundamental ter um site institucional, e para alguns casos faz sentido ter também uma Loja Virtual. O site institucional passa confiança, explica sua história, produtos e os diferenciais em relação aos concorrentes. O cliente da indústria, que pode ser um distribuidor, outra indústria ou um varejista, tende a ser mais fiel que o cliente do varejo (consumidor final). É uma relação mais duradoura. O website tem como objetivo quebrar as barreiras do início do relacionamento de negócio, e deixar o cliente ciente das evoluções. Por fim, através de contato gera orçamento e vendas.
No caso de indústrias que tenham muitos produtos ou uma grande carteira de clientes, ter um e-commerce pode ser uma ótima opção para estimular vendas e reduzir o custo comercial. Um e-commerce B2B (business to businnes) normalmente é fechado com senha, ou seja, é necessário primeiro fechar algum contrato para ter acesso a loja virtual. Há lote mínimo para aquisição, ou seja, respeita os acordos comerciais padrões da indústria. As regras de pagamento também costumam ser diferentes, no lugar do cartão apenas boleto ou pagamento via depósito. Nada impede de acrescentar o cartão de crédito, mas como estamos falando de compras contínuas faz mais sentido otimizar todo custo possível com meios de pagamento diretos. A indústria também pode ter um e-commerce para o cliente final (B2C) para validar a aceitação dos seus produtos com o cliente final.
A criação de site ou desenvolvimento de loja virtual pode mudar o rumo da sua empresa, pois lida com o que há de mais crítico: vendas.
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