quarta-feira, 6 de maio de 2015

Lojas Virtuais para Iniciantes




Lojas Virtuais, O que você precisa saber!

– Formas de pagamento – A primeira preocupação para quem abre uma loja online é quais formas de pagamento disponibilizarei para o meu cliente. Boleto bancário? Cartão de Crédito? Débito? A melhor opção, é claro, é oferecer todas elas, mas, dependendo do banco e da operadora de cartão utilizada, as taxas e o tempo exigido para receber o pagamento podem frustrar as expectativas de oferecer essa variedade. Assim, é mister investigar entre as operadoras de cartões e bancos as melhores opções ao contratar esses serviços.

– Frete para envio de produto – Após escolhida a(s) forma(s) de pagamento(s) e com a ideia de produtos que serão vendidos a questão do frete passa a ser outro ponto de questionamento. Os desafios mais comuns envolvem produtos que são muito largos ou altos (pois podem facilmente amassar ou envergar), e as mercadorias pequenas e frágeis. Nos dois casos, a espessura da embalagem e o tamanho dela tem que ser levados em consideração para que o envio, e os potenciais problemas de manuseio, não façam com o que o cliente receba um produto já machucado ou com ranhuras. Uma resposta rápida englobará o sistema de entrega dos Correios, mas essa não é uma regra, afinal dependendo do tipo e da embalagem da mercadoria um serviço terceirizado pode melhorar a experiência de quem recebe o produto em casa;

– Ter ou não ter estoque? – Essa pergunta também gera certo debate porque estoque também significa que a qualquer momento uma boa promoção pode alavancar a audiência online de sua empresa. Em paralelo, quem entra na sua loja online por causa de uma promoção pode muito bem navegar entre seus produtos e comprar outro que não tinha imaginado. Por outro lado, o fato de algumas lojas virtuais não terem sede física dificulta a formação de estoque, o que pode diminuir a chance de promoções. A dica é comparar as rentabilidades para com ou sem estoque alternando meses (se possível) entre uma ou outra estratégia. Entretanto, essa dica pode não ser válida para todos os setores do comércio, por isso é essencial uma boa pesquisa de mercado para justificar a formação ou não de estoque.

Marketing Digital e divulgação – Como o cliente encontrará a sua loja virtual? Felizmente, para essa questão, existem serviços de publicidade paga como o Google Adwords que fazem o seu produto chegar exatamente ao cliente que você procura. Entretanto, além disso, é essencial que o seu site seja otimizado e esteja na primeira página do Google para ser mais visualizado por quem procura seu produto. Em adicional, variando de produto para produto, há estratégias de divulgação com foco em blogs de consumidores satisfeitos, blogs de análise de produtos, grupos de Facebook etc. Enfim, o marketing digital faz diferença na hora do seu site ser encontrado e deve ser um pilar a ser trabalhado ao desenvolver sua loja virtual.

Junto com essas qualidades e dilemas, é essencial um bom planejamento de mercado; o empresário de lojas virtuais tem que considerar as qualidades de seu produto, os diferenciais, e conhecer os hábitos de seus clientes para posicionar muito bem o seu serviço na internet.

TAG5 - Marketing Digital Curitiba 

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